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ENTRADA DE AR ​​EM FIBRA DE CARBONO EVENTURI BMW E9X M3
Ref. EVE-E9X-CFM-INT
O sistema de admissão Eventuri para BMW M3 E9x usa carcaça de fibra de carbono com patente pendente, que fornece um caminho de fluxo de ar aerodinamicamente eficiente do filtro até o tubo MAF. Não apenas mais um filtro cônico com proteção térmica, mas um design exclusivo que invoca o efeito Venturi, esta incrível entrada apresentou enormes 9,5 cavalos de potência extras no motor padrão.

O sistema de admissão Eventuri E9X M3 consiste em uma série de componentes projetados para cumprir uma finalidade específica e fabricados de acordo com os mais altos padrões. Aqui estão os detalhes de cada componente e o espírito de design por trás deles:

Cada sistema de admissão consiste em:
  • Tubo de admissão de fibra de carbono
  • Filtro Cone de Uretano de Alto Fluxo
  • Colher de entrada de fibra de carbono
  • Adaptador de respiro usinado CNC
  • Protetor de detritos de aço inoxidável cortado a laser
  • Acoplador de silicone e braçadeiras de especificação OEM




Tubo de admissão de carbono

O tubo de entrada foi projetado para melhorar o caminho do fluxo de ar em comparação com o tubo de estoque – do filtro ao coletor. É um design de peça única que não possui interfaces internas e, portanto, fornece um caminho muito mais suave para o fluxo de ar passar.
Além disso, a transição geométrica ocorre de uma abertura circular para o filtro até a saída oval para o coletor. Esta é uma mudança de formato muito mais eficiente quando comparada com o tubo de estoque, que tem que fazer a transição de uma abertura retangular para o filtro para a saída oval para o coletor.
Para apreciar a melhoria no design, devemos examinar mais de perto o sistema de estoque:

Como pode ser visto – o tubo de admissão da coronha possui 2 seções de sanfona que são utilizadas para permitir ao tubo alguma flexibilidade para o movimento do motor. Estas seções introduzem múltiplas interfaces internas para o fluxo de ar que se aproxima, o que resulta em turbulência e, portanto, em um caminho menos eficiente para o desempenho. O tubo Eventuri, por outro lado, não possui interfaces internas e, portanto, o fluxo de ar pode permanecer laminar, o que permite que o motor respire com mais eficiência.

Outra desvantagem do tubo estoque é a grande face interna na conexão do filtro estoque. Esta parede exposta faz com que o fluxo de ar circule à medida que entra no tubo vindo do filtro devido à mudança brusca na geometria da abertura retangular do filtro para o formato do tubo mais oval.

Agora, isso pode ser comparado com o nosso design de tubo, que tem uma mudança de forma muito mais gradual, desde uma abertura circular na extremidade do filtro até uma abertura oval na extremidade do coletor de admissão:

Flexibilidade e Movimento
Um importante desafio a ser superado foi a exigência de movimentação do motor. Em vez de usar acopladores de silício com seções flexíveis (que introduziriam interfaces semelhantes às do tubo original), projetamos o próprio tubo para poder se mover com o motor. O tubo possui uma faixa de neoprene compressível ao redor da seção que faz interface com a caixa de ar original. Esta seção veda o tubo na caixa de ar, mas permite o movimento para dentro e para fora da caixa de ar conforme o motor se move. Ao permitir que o próprio tubo se mova, conseguimos criar um caminho de fluxo o mais suave possível.

Colher de ar de carbono

O sistema de caixa de ar E9X M3 é saturado com ar frio proveniente de 2 alimentações: uma alimentação inferior por baixo do farol e uma alimentação superior por trás das grades renais. A alimentação primária é a inferior por baixo do farol, pois se conecta diretamente à caixa de ar com mudança mínima de direção e uma grande abertura para a caixa de ar. Esta também é uma área de alta pressão do carro e o fluxo de ar se move através da caixa de ar de baixo para a saída na parte superior, conectando-se à ventilação de saída no capô. A outra alimentação vem de trás das grades renais que, embora seja uma adição bem-vinda, fornece um volume de ar muito menor para a caixa de ar do que a alimentação inferior. Isso ocorre porque o fluxo de ar tem que mudar de direção duas vezes em 90 graus e também porque o duto se estreita significativamente antes da entrada na caixa de ar.
Olhando mais de perto o duto inferior, fica claro que o duto tem uma grande saliência que volta sobre si mesma pouco antes da abertura para a caixa de ar. Isto atua como uma barreira que inibe a entrada direta do fluxo de ar na caixa, reduzindo a velocidade de entrada do fluxo de ar.

Ao projetar uma concha para ficar no topo do duto de estoque e curvar-se mais cedo para eliminar essa saliência – o fluxo de ar agora pode fazer a transição do duto para a caixa de ar sem restrições.

O caminho do fluxo de ar é muito mais suave e, como resultado, a velocidade do ar que entra na caixa de ar aumenta significativamente. Isso permite que as temperaturas de admissão sejam mais baixas do que sem o coletor: temos dados registrados de IATs rodoviários onde conseguimos reduzir a temperatura do ar de admissão em 2 graus usando o coletor. Para ilustrar a eficácia da pá, concebemos uma experiência simples com um soprador de folhas para gerar fluxo e um medidor de velocidade do ar para medir a velocidade do ar que entra na caixa de ar. Fixamos o soprador em uma posição para que ele empurrasse o ar diretamente para o duto inferior e colocamos o medidor dentro da caixa de ar para medir a velocidade de entrada. Os resultados mostraram um aumento significativo na velocidade de quase 50% ao usar a pá. O vídeo de teste completo pode ser visto na guia Vídeo.

Escudo de Detritos
O componente final é uma proteção contra detritos fixada ao filtro – isso evita que detritos e água atinjam diretamente o filtro. Com o aumento do fluxo de ar que entra na caixa de ar com a concha – esta é uma adição importante. Não há impacto negativo no desempenho, uma vez que o fluxo de ar não é impedido através da caixa de ar – as temperaturas ainda são mais baixas do que as normais.

Compatibilidade:
BMW Série 3 E9x – 06-13 M3 – 420

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